- Home
- Dra Juliana Battiston
- Cabelo
- Corpo
- Doenças de Pele
- Face
- Preenchimento e/ou harmonização fácial
- Enzima Paralisadora
- Ácido Hialurônico
- Bioestimulador de Colágeno
- Bigode Chinês ou Sulco Nasogeniano
- PDRN-Polidesoxirribonucleotídeo
- Rugas
- Laser de Co2
- Limpeza de Pele
- Linhas de Marionete ou Labiomentual
- Luz Intensa Pulsada (Adena)
- Radiofrequência Microagulhada (Agnis)
- Conteúdo
- Contato
- venda equipamentos médicos
Celulite ou Lipodistrofia Ginóide - Dra. Juliana Battiston
Entenda o que é a celulite e quais os tratamentos disponíveis para ajudar na diminuição ou eliminação deste acúmulo de gordura localizado aqui!
Agende uma Avaliação
Quer conhecer mais sobre os tratamentos disponíveis contra a lipodistrofia ginóide? Entre em contato conosco aqui e agende uma consulta para avaliação do seu caso!
Descrição
Celulite ou lipodistrofia ginóide
A lipodistrofia ginóide, mais conhecida popularmente como celulite, é um acúmulo de gordura localizada embaixo da pele. Ela deixa a pele com um aspecto ondulado especialmente nas coxas, quadris e nádegas. Também está presente em até 95% das mulheres após a puberdade mas com mais frequência entre as de pele mais clara.
Atualmente a celulite não é considerada uma doença e sua presença também não pode ser associada diretamente à obesidade, já que existem mulheres magras com celulite. Mas a sua presença em muitas áreas do corpo pode indicar um percentual de gordura maior do que o indicado pelos órgãos de saúde.
Embora ela seja muito conhecida, existem poucos estudos profundos sobre as causas da lipodistrofia ginóide. As suposições mais aceitas são os fatores hereditários como etnia, biotipo corporal e distribuição de gordura corporal. Elas também podem ser associadas a problemas circulatórios e níveis altos de estrogênio (a pílula anticoncepcional pode desencadear mais celulites no corpo). O estilo de vida com má alimentação, excesso de açúcares e carboidratos e falta de atividade física também podem contribuir para o aparecimento da celulite.
Existem vários tipos de celulite, definidas pela profundidade das ondulações presentes na pele. As de grau I apresentam ondulações apenas quando a região da pele é comprimida. Já as celulites de grau II apresentam “furinhos” ou ondulações sem a necessidade de compressão da pele. No caso do grau III a celulite já apresenta nódulos claramente perceptíveis. E no último grau IV existem vários nódulos mais duros. Neste caso existe inchaço e comprometimento da circulação sanguínea no local.
Os tratamentos podem variar de acordo com o grau da gravidade da celulite. Nos casos mais brandos a drenagem linfática pode ser uma ótima solução. Mas nos casos mais graves a aplicação do bioestimulador de colágeno e subincisão podem ser recomendações indicadas pelo dermatologista.
Perguntas Frequentes
Confira as principais dúvidas sobre a celulite abaixo:
A celulite é uma condição estética que afeta a aparência da pele, caracterizada por uma aparência irregular e com ondulações, muitas vezes comparada à textura de casca de laranja. Ela ocorre principalmente nas áreas onde a gordura subcutânea se acumula, como coxas, nádegas, abdômen e parte superior dos braços. A celulite é mais comum em mulheres do que em homens, devido às diferenças na estrutura da pele, distribuição de gordura e hormônios.
O tratamento da celulite é complexo. Vai desde os cuidados com alimentação saudável e atividade física chegando a tratamentos estéticos como a drenagem linfática e massagem modeladora. Existem cremes que prometem melhora da celulite porém na prática não observamos melhora expressiva.
Agende Sua Consulta
Copyright © 2023 Dra. Juliana Battiston – Medicina Todos os Direitos Reservados