Dermatite Atópica - Dra. Juliana Battiston

Com alguns tratamentos é possível diminuir as inflamações na pele, lesões e coceiras causadas pela Dermatite Atópica.

Agende uma Avaliação

Quer saber mais sobre o eczema ou dermatite atópica e seus possíveis tratamentos? Entre em contato conosco aqui e agende uma consulta para avaliação do seu caso!

Dermatite Atópica ou eczema

Também conhecida como eczema atópico, ela é uma doença crônica e hereditária, que geralmente se desenvolve na infância, com várias lesões ou erupções que apresentam crostas e muita coceira causada por uma inflamação importante da pele.

Um marcador importante familiar, presente em pessoas que possuem dermatite atópica, é a asma ou a rinite alérgica. Mas ela pode ser desencadeada por substâncias que provocam reações alérgicas como pelos de animais e pets, pólen, mofo ou ácaros, alguns tipos de tecidos que podem provocar coceira em peles mais sensíveis, fragrâncias presentes em algumas loções e sabonetes além, claro, do estresse.

Em pessoas mais adultas as lesões aparecem nas dobras do corpo como cotovelos, joelhos, pescoço, mãos e tornozelos. Já em crianças e bebês é possível encontrar essas lesões também no rosto. Elas podem apresentar um aspecto de pele esfolada (geralmente causada pela coceira característica na região, vermelhidão e nos casos mais extremos a presença de secreção ou sangramento.

Ela não possui cura e os sintomas podem diminuir com o passar do tempo. Entretanto, a pele de uma pessoa que possui eczema sempre será mais seca e sensível. Geralmente, além da aplicação de medicamentos antialérgicos e anti-histamínicos também o dermatologista pode indicar o uso de cremes ou antibióticos caso a pele esteja mais infeccionada.

Uma das rotinas mais importantes para quem possui dermatite atópica é a hidratação da pele. É fundamental que os hidratantes não possuam álcool, já que aumentam a possibilidade da pele ficar seca. Alguns dermatologistas também podem indicar um teste alérgico para entender se algum perfume, fragrância ou corante presente em hidratantes podem agravar o caso do eczema. O uso de umidificadores de ar e compressas frias também podem aliviar bastante a sensação desconfortável da pele.

Mas além de todos estes cuidados também é possível um tratamento mais intenso com o acompanhamento de um dermatologista.

dermatite-atopica1

Confira as principais dúvidas sobre a dermatite atópica

Me Siga nas Redes Sociais

Fale por Telefone